postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

18/05/2023

Aprenda a lidar com sentimento de culpa de acordo com que a bíblia nos ensina.



Você já se sentiu culpado por algo que fez ou deixou de fazer? Esse sentimento pode ser muito desagradável e até mesmo paralisante. Mas será que ele é sempre ruim? Será que existe uma maneira de se livrar da culpa e ter paz de consciência?

A Bíblia pode nos ajudar a responder essas perguntas e a lidar com o sentimento de culpa de forma sábia e equilibrada. Veja alguns princípios bíblicos que podem nos orientar nesse assunto.

1. Reconheça seus erros e peça perdão a Deus. A Bíblia diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9) Deus sabe que somos imperfeitos e propensos a errar. (Salmo 51:5) Ele não espera que sejamos perfeitos, mas que sejamos sinceros e humildes. Se estivermos realmente arrependidos e nos esforçarmos para não repetir o erro, podemos ter certeza de que Deus nos perdoará. (Salmo 86:5; Provérbios 28:13)

2. Peça perdão à pessoa que você ofendeu ou prejudicou. A Bíblia diz: "Se trouxeres a tua oferta ao altar e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão e, depois, vem apresentar a tua oferta." (Mateus 5:23, 24) Pedir desculpas pode ser difícil, mas é um passo importante para restaurar o relacionamento e aliviar a culpa. É claro que nem sempre a outra pessoa vai aceitar o nosso pedido de perdão, mas pelo menos teremos feito a nossa parte.

3. Medite no amor e na misericórdia de Deus. A Bíblia diz: "O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado." (Romanos 5:5) Deus não é um juiz severo que fica procurando defeitos em nós. Ele é um Pai amoroso que se importa conosco e quer o nosso bem. (1 Pedro 5:7) Ele conhece o nosso coração e as nossas intenções. (Salmo 139:1-4) Ele também sabe das nossas limitações e fraquezas. (Salmo 103:13, 14) Ele não quer que fiquemos presos ao passado, mas que olhemos para o futuro com esperança. (Filipenses 3:13, 14)

4. Rejeite a culpa falsa ou exagerada. A Bíblia diz: "Se o nosso coração nos condena, certamente Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas." (1 João 3:20) Às vezes, podemos ser muito duros conosco mesmos e nos sentir culpados por coisas que não são pecado ou que já foram perdoadas por Deus. Isso pode ser resultado de uma consciência excessivamente sensível ou da influência de Satanás, o acusador dos cristãos. (Apocalipse 12:10) Nesses casos, devemos confiar na bondade de Deus e na sua Palavra, que nos assegura do seu perdão. (Salmos 32:1, 2; Romanos 8:1)

Em resumo, a Bíblia nos ensina que o sentimento de culpa pode ser bom quando nos leva ao arrependimento e à mudança de atitude. Mas também nos ensina que não devemos nos deixar dominar pela culpa quando já recebemos o perdão de Deus e das pessoas que ofendemos. Assim, podemos ter uma consciência limpa diante de Deus e dos homens. (Atos 24:16)

Izaias Meira é um pastor, professor e escritor. Ele é casado com Elzeni Silva e tem dois filhos: Emily vitória e Thiago Vitor. Ele serve a Deus a Assembleia de Deus Ministério Fama, uma igreja que busca levar o evangelho a todos. Ele também tem formação em Gestão de Recursos Humanos, docência do ensino superior Teologia e Psicologia Social psicologia organizacional. Ele ensina na Faculdade Assembleiana do Brasil, uma instituição que prepara líderes cristãos para o ministério. Neste blog, ele compartilha suas reflexões sobre fé, família e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha