postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

19/05/2023

Por que o trabalho dignifica o homem?

 Hoje vendo meu pastor Jardelino cuidar do templo, resolvi escrever este post sobre o trabalho fico admirado com sua dedicação e amor pela obra de Deus. Ele é um homem de fé, que prega a palavra com sabedoria e cuida das ovelhas com carinho. Ele é um exemplo para mim e para toda a igreja.

O trabalho é uma das dimensões mais importantes da vida humana. Ele não é apenas um meio de sobrevivência, mas também uma forma de expressar a nossa vocação e de colaborar com o plano de Deus para o mundo. Mas por que o trabalho dignifica o homem na Bíblia? Qual é o sentido e o valor do trabalho à luz da revelação divina?

A Bíblia nos mostra que o trabalho faz parte do projeto original de Deus para o homem. No livro do Gênesis, lemos que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, e lhe deu a missão de cultivar e guardar a terra (Gn 1:26-28; 2:15). Isso significa que o homem foi chamado a participar da obra criadora de Deus, usando os seus dons e talentos para transformar e cuidar da realidade que o cerca. O trabalho, portanto, é uma forma de imitar a Deus, que trabalha incessantemente pela sua criação (Jo 5:17).

O trabalho também é uma forma de realizar a vocação do homem ao amor. Pelo trabalho, o homem se relaciona com os outros, contribui para o bem comum e serve ao próximo. O trabalho é uma expressão de caridade, pois é um modo de doar-se aos demais, oferecendo os frutos do seu esforço e da sua criatividade. O trabalho também é uma fonte de alegria e de gratidão, pois permite ao homem desfrutar dos bens que Deus lhe concede e reconhecer a sua bondade e providência.

No entanto, a Bíblia também nos mostra que o trabalho foi afetado pelo pecado. Por causa da desobediência do homem, o trabalho se tornou penoso e cansativo, sujeito à fadiga e à frustração (Gn 3:17-19). O trabalho também pode ser desvirtuado pelo egoísmo, pela ganância, pela exploração e pela injustiça. O trabalho pode se tornar um fim em si mesmo, um ídolo que escraviza o homem e o afasta de Deus e dos seus valores.

Mas Deus não abandonou o homem à sua sorte. Ele enviou o seu Filho Jesus Cristo, que se fez homem e trabalhou como carpinteiro em Nazaré (Mt 13:55). Jesus assumiu a condição humana em tudo, exceto no pecado, e assim redimiu o trabalho humano com o seu exemplo e com a sua graça. Jesus mostrou que o trabalho é um caminho de santidade, quando é feito com amor, humildade e obediência à vontade de Deus. Jesus também ensinou que o trabalho deve estar a serviço do Reino de Deus, que é um reino de justiça, paz e fraternidade.

Portanto, o trabalho dignifica o homem na Bíblia porque ele é um dom de Deus, uma participação na sua obra criadora, uma expressão da sua imagem e semelhança, uma realização da sua vocação ao amor, uma fonte de alegria e gratidão, um caminho de santidade e um serviço ao Reino de Deus. O trabalho não é um castigo nem uma maldição, mas uma bênção e uma oportunidade de glorificar a Deus e edificar o homem.

Izaias Meira é esposo da Elzeni Silva e pai da Emily vitória e Thiago Vitor. Serve como pastor na Assembleia de Deus Ministério Fama. Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade das Américas  (FAM) e em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Paraná (IBADEP).  pós-graduação  em Docência do Ensino Superior e Teologia e  Pisicologia Social pela Faculdade de Minas (FACUMINAS). Atua como professor na Faculdade Assembleiana do Brasil (FASSEB).(C.O EAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha