postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

14/06/2023

Você já se perguntou qual era o tamanho da cruz que Jesus carregou e foi crucificado?

 Você já se perguntou qual era o tamanho da cruz que Jesus carregou e foi crucificado? Muitas pessoas imaginam que a cruz era muito grande e pesada, mas será que isso é verdade?  vamos analisar algumas evidências históricas e bíblicas sobre esse assunto.

A primeira coisa que precisamos saber é que não há uma medida padrão para as cruzes usadas pelos romanos na época de Jesus. Eles podiam variar de acordo com o local, o material disponível e a intenção do carrasco. Além disso, havia diferentes tipos de cruzes, como a cruz latina (com um braço vertical mais longo que o horizontal), a cruz grega (com os braços iguais) e a cruz de Santo André (em forma de X).

Uma das fontes mais antigas que menciona o tamanho da cruz é o historiador judeu Flávio Josefo, que viveu no século I d.C. Ele escreveu que os soldados romanos, ao crucificar os rebeldes judeus, "inventavam todos os tipos de morte para eles" e "faziam as cruzes de diferentes tamanhos e formas, como lhes agradava" (Guerra Judaica 5.11.1). Essa citação pode ser encontrada no livro "A História dos Hebreus", de Flávio Josefo, publicado pela editora CPAD em 2004.

Outra fonte é o evangelho de João, que relata que Pilatos mandou colocar uma inscrição na cruz de Jesus, dizendo "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus" em hebraico, latim e grego (João 19:19-20). Isso sugere que a cruz de Jesus era alta o suficiente para que a inscrição fosse vista por quem passava. Esse evangelho faz parte do Novo Testamento da Bíblia Sagrada, que pode ser lido em diversas versões e traduções.

Alguns estudiosos estimam que a cruz de Jesus tinha entre 2,5 e 3 metros de altura, e que o peso total era de cerca de 135 quilos. No entanto, é provável que Jesus não tenha carregado toda a cruz, mas apenas a parte horizontal, chamada de patíbulo, que pesava cerca de 45 quilos. Essa era uma prática comum entre os romanos, que fixavam o patíbulo no poste vertical, chamado de estipe, que já estava cravado no chão. Essas informações podem ser conferidas no artigo "O tamanho da cruz", do site Cristianismo Hoje, publicado em 2011.

De qualquer forma, carregar uma cruz era um ato de extrema humilhação e sofrimento para os condenados. Jesus teve que suportar esse fardo por amor a nós, para nos salvar do pecado e da morte. Ele foi obediente até a morte, e morte de cruz (Filipenses 2:8). Por isso, devemos honrar e adorar aquele que nos amou tanto e nos deu a vida eterna. Você já se perguntou sobre a origem da cruz em que Jesus Cristo morreu? A cruz é o símbolo mais importante do cristianismo, pois nela Jesus Cristo entregou a sua vida para salvar os pecadores. Mas será que a cruz que ele carregou até o Gólgota foi especialmente preparada para ele? Ou será que foi apenas uma das muitas que os romanos usavam para matar os condenados?

De acordo com alguns escritos antigos, a cruz de Jesus foi descoberta por Helena, mãe do imperador Constantino, no século IV, em Jerusalém. Ela teria reconhecido a verdadeira cruz entre outras três, ao colocá-las sobre um enfermo que foi curado pela cruz de Cristo. Essa história é chamada de Lenda Dourada e é a origem de muitas relíquias da Vera Cruz que são guardadas em diversas igrejas e mosteiros.

No entanto, muitos historiadores modernos duvidam da veracidade dessa história, pois não há provas arqueológicas ou documentais que confirmem a descoberta da cruz por Helena. Além disso, é improvável que os romanos tenham guardado a cruz em que Jesus foi executado, pois era um método comum e brutal de execução para criminosos e rebeldes. É possível que a cruz tenha sido reutilizada para outras crucificações ou destruída pelo tempo e pelo clima.

Portanto, não há como saber com certeza se a cruz em que Jesus morreu foi realmente feita para ele ou não. O que importa para os cristãos é o significado da cruz como símbolo da fé e da esperança em Cristo. A Bíblia diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para morrer pelos pecados de todos (João 3:16). A Bíblia também diz que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos ao terceiro dia, vencendo a morte (1 Coríntios 15:3-4). A cruz é a prova do amor de Deus pelo mundo e a garantia da vida eterna para os que creem.

vimos um pouco sobre a história e o significado da cruz como símbolo cristão. Esperamos que este texto tenha sido útil e esclarecedor para você. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o com seus amigos e familiares. E se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. 

Izaias Meira é um pastor da Assembleia de Deus Ministério Fama em Goiânia, Goiás. Ele é casado com Elzeni Silva e tem dois filhos: Emily Vitória e Thiago Vitor. Ele é formado em Gestão de Recursos Humanos pela FAM e em Teologia. Ele também é pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Teologia e Psicologia Social e Psicologia Organizacional pela FACUMINAS. Ele é professor na FASSEB e no C.O EAD. Ele escreve em seu blog sobre temas bíblicos, familiares e sociais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha