postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

18/05/2023

Os unicistas baseiam sua crença em versículos bíblicos.



 Os unicistas são aqueles que creem que Deus é um só, e que não existe uma Trindade de pessoas divinas. Eles afirmam que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são apenas manifestações ou modos de Deus, e não pessoas distintas.

Os unicistas pensam que Jesus Cristo é o próprio Deus encarnado, e que ele é o único nome pelo qual podemos ser salvos.

Os unicistas baseiam sua crença em versículos bíblicos como Deuteronômio 6:4, que diz: "Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor" [1], e João 10:30, onde Jesus diz: "Eu e o Pai somos um" [2]. Eles também usam passagens como Isaías 9:6, que profetiza sobre o nascimento do Messias e o chama de "Deus forte" [3], e Colossenses 2:9, que afirma que "em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade" [4].

No entanto, os unicistas ignoram ou distorcem outras partes da Bíblia que mostram claramente a distinção entre as pessoas da Trindade. Por exemplo, eles não conseguem explicar como Jesus pode orar ao Pai (João 17) [5], como o Pai pode enviar o Filho (João 3:16) [6], como o Filho pode enviar o Espírito (João 16:7) [7], ou como os três podem aparecer juntos em eventos como o batismo de Jesus (Mateus 3:16-17) [8]. Eles também negam a doutrina histórica da igreja cristã, que reconhece a Trindade desde os primeiros séculos [9].

Os unicistas estão errados em sua forma de pensar sobre Deus, pois negam a revelação bíblica e a natureza relacional de Deus. Eles também correm o risco de cair em heresias como o modalismo, que ensina que Deus muda de forma ou modo ao longo da história [10], ou o patripassianismo, que afirma que o Pai sofreu na cruz junto com o Filho [11]. Os unicistas precisam reconhecer que Deus é um só em essência, mas três em pessoas, e que isso não é uma contradição, mas um mistério.

 Izaias Meira é um pastor da Assembleia de Deus Ministério Fama. Ele é casado com Elzeni Silva e tem dois filhos: Emily vitória e Thiago Vitor. Ele tem formação em Gestão de Recursos Humanos pela FAM, em Teologia pelo IBADEP e em Docência do Ensino Superior e Teologia e Pisicologia Social pela FACUMINAS. Ele também é professor na FASSEB (C.O EAD).

Referências:

[1] Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. Deuteronômio 6:4.

[2] Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. João 10:30.

[3] Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. Isaías 9:6.

[4] Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. Colossenses 2:9.

[5] Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. João 17.

[6] Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. João 3:16.

[7] Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. João 16:7.

[8] Bíblia Sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil. Mateus 3:16-17.

[9] Grudem, Wayne A.. Teologia Sistemática Atual e Exaustiva - Wayne Grudem (9788527503320). Editora Vida Nova.

[10] Erickson, Millard J.. Introdução à Teologia Sistemática (9788527505997). Editora Vida Nova.

[11] Olson, Roger E.. História da Teologia Cristã - Roger E Olson (9788527504136). Editora Vida Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha