postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

28/05/2023

Gula: por que não falamos sobre este pecado?



A gula é um dos sete pecados capitais na tradição cristã, mas parece que é um dos menos discutidos e combatidos na atualidade. Vivemos em uma sociedade de consumo, onde somos constantemente estimulados a satisfazer nossos desejos e necessidades, muitas vezes sem limites ou critérios. A gula não se refere apenas ao excesso de comida, mas também ao excesso de bebida, de entretenimento, de informação, de compras, de trabalho e de qualquer outra coisa que nos afaste de Deus e do próximo.

A gula é um pecado grave porque nos torna escravos de nossas paixões e nos impede de viver uma vida equilibrada e virtuosa. A gula nos faz perder o senso de medida e de proporção, nos faz esquecer o valor das coisas e das pessoas, nos faz desperdiçar recursos e oportunidades, nos faz adoecer física e espiritualmente. A gula é uma forma de idolatria, pois colocamos as coisas criadas acima do Criador.

Por que não falamos sobre este pecado? Talvez porque seja um pecado muito comum e difundido, que afeta a todos nós em maior ou menor grau. Talvez porque seja um pecado que não parece tão grave ou escandaloso como outros, que não causa tanto dano ou sofrimento aos outros. Talvez porque seja um pecado que nos dá prazer e conforto, que nos ajuda a escapar da realidade e dos problemas. Talvez porque seja um pecado que está enraizado em nossa cultura e em nosso estilo de vida, que é difícil de mudar ou renunciar.

Mas não podemos ignorar ou minimizar este pecado, pois ele nos afasta de Deus e do seu plano para nós. Deus nos criou para sermos felizes e livres, para amá-lo e serví-lo com todo o nosso ser, para cuidar da sua criação e dos nossos irmãos. Deus nos deu tudo o que precisamos para viver bem e com dignidade, mas ele também nos pede que sejamos responsáveis e generosos, que usemos os bens deste mundo com moderação e gratidão, que compartilhemos o que temos com os mais necessitados.

Como podemos combater a gula em nossa vida? Em primeiro lugar, precisamos reconhecer que temos este problema e pedir perdão a Deus por nossas faltas. Em segundo lugar, precisamos buscar a ajuda da graça divina e dos meios de santificação que a Igreja nos oferece: a oração, os sacramentos, a leitura da Palavra de Deus, a direção espiritual, etc. Em terceiro lugar, precisamos praticar as virtudes opostas à gula: a temperança, a sobriedade, a simplicidade, a caridade. Em quarto lugar, precisamos ter um propósito firme de mudar nossos hábitos e comportamentos nocivos, evitando as ocasiões de pecado e buscando o bem comum.

A gula é um pecado que nos impede de sermos plenamente humanos e plenamente cristãos. Mas Deus nos ama e nos quer livres deste mal. Ele nos convida a seguir o exemplo de seu Filho Jesus Cristo, que se fez pobre por amor a nós, que se entregou totalmente ao Pai e aos homens, que viveu uma vida simples e humilde. Ele nos chama a sermos seus discípulos e testemunhas no mundo, a sermos sal da terra e luz do mundo. Ele nos promete a verdadeira felicidade e a vida eterna.

pr. Izaias Meira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha