postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

18/05/2023

O medo é uma emoção natural ?

 


O medo é uma emoção natural que todos nós experimentamos em algum momento da vida. Ele pode nos alertar para situações de perigo e nos ajudar a preservar nossa integridade física e emocional.

No entanto, quando o medo se torna excessivo, irracional ou paralisante, ele pode nos impedir de viver plenamente e de cumprir os propósitos de Deus para nós.

Como podemos lidar com o medo biblicamente? A Palavra de Deus nos oferece alguns princípios e orientações que podem nos ajudar a superar o medo e a confiar mais no Senhor. Vejamos alguns deles:

1) Reconheça a origem do seu medo. Nem todo medo vem do mesmo lugar. Alguns medos são frutos de experiências traumáticas, outros são consequências do pecado, outros são influenciados pelo inimigo, e outros são simplesmente reações humanas diante do desconhecido. É importante identificar a causa do seu medo para poder tratá-lo adequadamente. Peça a Deus que lhe mostre a raiz do seu medo e que lhe dê sabedoria para lidar com ele.

2) Lembre-se das promessas de Deus. A Bíblia está cheia de promessas de Deus para os seus filhos. Ele promete estar conosco em todas as circunstâncias, nos proteger do mal, nos dar força, paz, esperança e vitória. Quando o medo tentar nos dominar, devemos clamar a Deus e lembrar-nos das suas promessas. Ele é fiel e poderoso para cumprir o que diz. Ele não nos abandona nem nos decepciona.

3) Enfrente o seu medo com fé. A fé é o oposto do medo. A fé é a certeza das coisas que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hebreus 11:1). A fé é confiar em Deus mesmo quando as circunstâncias são adversas ou incertas. A fé é crer que Deus tem o controle de tudo e que ele pode fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. A fé é agir de acordo com a vontade de Deus, mesmo que isso signifique enfrentar o nosso medo.

4) Busque apoio na comunhão dos irmãos. Não estamos sozinhos na nossa luta contra o medo. Temos uma família espiritual que pode nos apoiar, encorajar, orar e aconselhar. É importante compartilhar os nossos medos com pessoas maduras e confiáveis que possam nos ajudar a superá-los. A Bíblia diz que o amor lança fora o medo (1 João 4:18). O amor dos irmãos pode ser um instrumento de Deus para nos libertar do medo.

5) Cultive uma mente renovada pela Palavra de Deus. Muitas vezes, o medo começa na nossa mente, quando alimentamos pensamentos negativos, mentirosos ou distorcidos sobre nós mesmos, sobre os outros ou sobre Deus. Por isso, precisamos renovar a nossa mente pela Palavra de Deus, que é a verdade que liberta (João 8:32). A Palavra de Deus pode nos ensinar, corrigir, instruir e transformar (2 Timóteo 3:16-17). Ela pode encher a nossa mente de paz, esperança e amor.

6) Inspire-se em exemplos bíblicos de superação do medo. A Bíblia está repleta de histórias de homens e mulheres que enfrentaram seus medos com a ajuda de Deus e foram vitoriosos. Podemos aprender com eles como confiar em Deus nas situações mais difíceis e como testemunhar da sua fidelidade e poder.

- Abraão obedeceu a Deus mesmo quando teve que sacrificar seu filho Isaque (Gênesis 22).

- Moisés conduziu o povo de Israel para fora da escravidão no Egito, enfrentando o faraó e o mar Vermelho (Êxodo 14).

- Josué e Calebe entraram na terra prometida confiando nas promessas de Deus, apesar dos gigantes que habitavam lá (Números 13-14).

- Davi enfrentou o gigante Golias com uma funda e uma pedra, confiando no nome do Senhor dos Exércitos (1 Samuel 17).

- Daniel foi lançado na cova dos leões por não se curvar diante do rei da Babilônia, mas foi protegido por Deus (Daniel 6).

- Ester arriscou sua vida para interceder pelo seu povo diante do rei da Pérsia, dizendo: "Se perecer, pereci" (Ester 4:16).

- Pedro negou Jesus por três vezes por medo dos judeus, mas depois foi restaurado por Jesus e pregou com ousadia no dia de Pentecostes (João 18; Atos 2).

- Paulo sofreu perseguições, prisões, açoites e naufrágios por causa do evangelho, mas disse: "Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro" (Filipenses 1:21).

Esses são apenas alguns exemplos de como Deus pode nos capacitar a superar o medo e a cumprir sua vontade. Que possamos seguir seus passos e sermos testemunhas vivas da sua graça e poder.

Izaias Meira é pastor na Assembleia de Deus Ministério Fama e professor na Faculdade Assembleiana do Brasil (FASSEB). Formou-se em Gestão de Recursos Humanos pela FAM e em Teologia pelo IBADEP. Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Teologia e Pisicologia Social pela FACUMINAS. É casado com Elzeni Silva e pai de Emily vitória e Thiago Vitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha