postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

03/06/2023

Jacó e os 20 anos na casa de labão.

 Jacó foi um dos patriarcas do povo de Israel. Ele era filho de Isaque e Rebeca e irmão gêmeo de Esaú. Por causa de um conflito com seu irmão, Jacó teve que fugir de sua terra natal e ir para a casa de seu tio Labão, em Padã-Arã. Lá ele se casou com duas irmãs, Lia e Raquel, e teve doze filhos e uma filha.

Jacó passou vinte anos na casa de Labão, trabalhando como pastor de ovelhas. Durante esse tempo, ele enfrentou muitas dificuldades e enganos por parte de seu tio, que tentava tirar vantagem dele. Mas Deus abençoou Jacó e fez com que ele prosperasse e aumentasse seus rebanhos.

Alguns exemplos da história de Jacó são:

- Jacó comprou o direito de primogenitura de Esaú por um prato de lentilhas, aproveitando-se da fome de seu irmão (Gênesis 25:29-34).

- Jacó enganou seu pai Isaque e recebeu a bênção que era destinada a Esaú, disfarçando-se com peles de animais e a roupa de seu irmão (Gênesis 27:1-29).

- Jacó sonhou com uma escada que ligava o céu à terra, e Deus confirmou a aliança que havia feito com Abraão e Isaque, prometendo-lhe a terra e uma grande descendência (Gênesis 28:10-22).

- Jacó se apaixonou por Raquel à primeira vista, mas foi enganado por Labão, que lhe deu Lia como esposa. Jacó teve que trabalhar mais sete anos para se casar com Raquel (Gênesis 29:1-30).

- Jacó lutou com um anjo na travessia do rio Jaboque, e teve seu nome mudado para Israel, que significa "aquele que luta com Deus" (Gênesis 32:22-32).

- Jacó se reconciliou com Esaú depois de muitos anos de separação, e recebeu seu perdão e sua amizade (Gênesis 33:1-20).

A história de Jacó nos ensina sobre a fidelidade de Deus, que cumpre suas promessas mesmo quando falhamos. Também nos mostra que Deus pode transformar nossas vidas e nos dar uma nova identidade em Cristo.

Após 20 anos Jacó volta

Jacó era um homem que tinha fugido de sua terra natal por causa de um conflito com seu irmão Esaú. Ele tinha enganado seu pai Isaque para receber a bênção que pertencia a Esaú, e por isso temia pela sua vida. Jacó partiu para a casa de seu tio Labão, onde trabalhou por muitos anos e se casou com duas filhas dele, Lia e Raquel.

Durante esse tempo, Jacó prosperou e teve muitos filhos, rebanhos e servos. Ele também teve uma experiência marcante com Deus, que mudou seu nome para Israel. Deus prometeu a Jacó que ele seria o pai de uma grande nação e que lhe daria a terra de seus antepassados.

Depois de 20 anos, Jacó decidiu voltar para sua terra natal, mas ainda tinha medo de enfrentar seu irmão Esaú. Ele enviou mensageiros adiante para anunciar sua chegada e pedir a paz. Os mensageiros voltaram dizendo que Esaú vinha ao seu encontro com 400 homens. Jacó ficou apavorado e dividiu seu povo e seus bens em dois grupos, pensando que se um fosse atacado, o outro poderia escapar.

Na noite anterior ao encontro com Esaú, Jacó ficou sozinho e lutou com um homem misterioso até o amanhecer. O homem era na verdade um anjo de Deus, que abençoou Jacó e confirmou seu novo nome. Jacó chamou aquele lugar de Peniel, que significa "face de Deus", pois ele disse: "Vi Deus face a face, e a minha vida foi poupada".

No dia seguinte, Jacó se preparou para encontrar seu irmão. Ele enviou presentes para Esaú e se prostrou diante dele sete vezes. Para sua surpresa, Esaú correu ao seu encontro e o abraçou, chorando. Os dois se reconciliaram e seguiram seus caminhos em paz.

A história de Jacó nos ensina sobre o poder do perdão e da graça de Deus. Jacó não merecia a bênção que recebeu, mas Deus o escolheu e o transformou em um homem de fé. Jacó também aprendeu a perdoar seu irmão e a pedir perdão pelo seu erro. Deus pode fazer o mesmo conosco, se nos arrependermos e confiarmos nele.

Em conclusão, podemos dizer que Jacó foi um homem que viveu muitas aventuras e desafios em sua jornada. Ele nem sempre agiu corretamente, mas reconheceu seus erros e buscou a Deus. Ele experimentou o amor, a graça e o poder de Deus em sua vida. Ele foi escolhido por Deus para ser o pai da nação israelita, que seria o povo da aliança. Ele deixou um legado de fé e esperança para as gerações futuras.

pr. Izaias Meira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha