postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

16/06/2023

Jacó faz a viagem no sentido contrário ao seu avô.



Jacó é um dos personagens mais importantes da Bíblia, pois é o pai das doze tribos de Israel. Ele é filho de Isaque e Rebeca, neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú. Sua história está registrada no livro de Gênesis, do capítulo 25 ao 50.

A vida de Jacó foi marcada por muitas lutas, enganos e bênçãos. Ele nasceu agarrado ao calcanhar de seu irmão, por isso recebeu o nome de Jacó, que significa "aquele que agarra" ou "suplantador". Esse nome também pode ser uma forma abreviada de Jacó-El, que significa "Deus proteja". Desde cedo, ele demonstrou ser astuto e ambicioso, pois comprou o direito de primogenitura de Esaú por um prato de comida e enganou seu pai para receber a bênção que pertencia ao irmão.

Por causa disso, Jacó teve que fugir da ira de Esaú e se refugiar na casa de seu tio Labão, em Padã-Arã. Lá ele se apaixonou por Raquel, mas foi enganado por Labão, que lhe deu sua outra filha, Lia, como esposa. Jacó teve que trabalhar 14 anos para ter as duas esposas e mais seis anos para adquirir rebanhos e riquezas.

Durante esse tempo, Jacó teve doze filhos e uma filha com suas esposas e suas servas. Seus filhos se tornaram os patriarcas das tribos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Sua única filha mencionada é Diná. Seu filho favorito era José, que foi vendido como escravo pelos irmãos invejosos.

Depois de muitos anos longe de sua terra natal, Jacó decidiu voltar com sua família e seus bens. No caminho, ele teve que enfrentar o medo de reencontrar Esaú e também teve uma experiência sobrenatural com Deus. Ele lutou com um anjo durante a noite e recebeu um novo nome: Israel, que significa "aquele que lutou com Deus".

Jacó se reconciliou com Esaú e se estabeleceu na terra de Canaã. Lá ele enfrentou a perda de sua esposa Raquel, que morreu ao dar à luz Benjamim, e também a dor de pensar que José estava morto. Mas Deus tinha um plano maior para sua vida e o levou para o Egito, onde ele se reencontrou com José e foi honrado pelo faraó.

Jacó viveu 147 anos e abençoou seus filhos e netos antes de morrer. Ele foi sepultado na caverna de Macpela, junto com seus pais e avós. A história de Jacó nos ensina sobre a graça e o perdão de Deus, que transforma pecadores em herdeiros da promessa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha