postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

15/05/2023

O gnosticismo.

 


O gnosticismo é uma corrente de pensamento que afirma que existe um conhecimento secreto e superior que pode libertar o ser humano da prisão do mundo material. Esse conhecimento, chamado de gnose, seria revelado apenas a alguns iniciados que teriam acesso à verdadeira natureza de Deus, do homem e do universo.

O gnosticismo surgiu nos primeiros séculos do cristianismo e se desenvolveu em diversas escolas e seitas, que tinham em comum a ideia de que o mundo material era obra de um deus inferior e maligno, chamado de Demiurgo, e que o Deus verdadeiro era transcendente e desconhecido. Os gnósticos também acreditavam que o homem possuía uma centelha divina aprisionada em seu corpo, e que somente através da gnose ele poderia se libertar e retornar à sua origem celestial. O gnosticismo entrou em conflito com o cristianismo ortodoxo, que defendia que a salvação era dada pela fé em Jesus Cristo e pela observância dos ensinamentos dos apóstolos. Os gnósticos rejeitavam a autoridade da Igreja e dos seus líderes, e afirmavam possuir escritos secretos atribuídos a Jesus ou aos seus discípulos, que revelavam os mistérios da gnose. Esses escritos eram chamados de evangelhos apócrifos, e foram considerados heréticos pela Igreja. O cânon da Bíblia é o conjunto de livros reconhecidos como inspirados por Deus e autoritativos para a fé e a prática cristãs. O cânon do Novo Testamento foi formado ao longo dos primeiros séculos da Igreja, em meio às controvérsias com os gnósticos e outros grupos heterodoxos. Os critérios para a seleção dos livros canônicos foram: a apostolicidade (ter sido escrito ou endossado por um apóstolo ou um colaborador próximo), a ortodoxia (estar de acordo com a doutrina transmitida pelos apóstolos), a catolicidade (ter sido aceito e usado pela maioria das igrejas) e a antiguidade (ter sido escrito no primeiro século). Os livros canônicos do Novo Testamento são: os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), os Atos dos Apóstolos, as treze cartas de Paulo, a carta aos Hebreus, as sete cartas católicas (Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas) e o Apocalipse. Esses livros foram reconhecidos como canônicos no Concílio de Cartago, em 397 d.C., mas já eram amplamente aceitos pelas igrejas desde o século II. O gnosticismo e o cânon da Bíblia são temas importantes para entender a história e a teologia do cristianismo. O gnosticismo representa uma das principais ameaças à fé cristã nos primeiros séculos, e o cânon da Bíblia é o resultado de um processo de discernimento guiado pelo Espírito Santo para preservar a verdade revelada por Deus em Jesus Cristo.

Izaias Meira é esposo da Elzeni Silva e pai da Emily vitória e Thiago Vitor. Serve como pastor na Assembleia de Deus Ministério Fama. Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade das Américas  (FAM) e em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Paraná (IBADEP).  pós-graduação  em Docência do Ensino Superior e Teologia e  Pisicologia Social pela Faculdade de Minas (FACUMINAS). Atua como professor na Faculdade Assembleiana do Brasil (FASSEB).(C.O EAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha