postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

14/05/2023

O ano 120 d.C. é considerado o fim da era apostólica e o início da era patrística.

 Olá, queridos leitores! Hoje eu quero compartilhar com vocês um pouco sobre a história da igreja cristã primitiva, desde os dias dos apóstolos até o ano 120 d.C. Esse período é muito importante para entendermos as origens da nossa fé, as lutas e os desafios que os primeiros cristãos enfrentaram, e as lições que podemos aprender com eles.

Os dias apostólicos foram marcados pelo poder e pela presença do Espírito Santo na vida dos discípulos de Jesus. Eles pregavam o evangelho com ousadia, realizavam milagres e sinais, e formavam comunidades de amor e serviço. Eles também enfrentavam perseguições e oposições, tanto dos judeus quanto dos romanos, que não aceitavam a mensagem de Cristo. Apesar das dificuldades, a igreja crescia e se espalhava por todo o mundo conhecido.

No final do primeiro século, os apóstolos foram morrendo ou sendo martirizados, e surgiram novas lideranças na igreja. Esses líderes eram chamados de pais apostólicos, pois tinham sido discípulos ou companheiros dos apóstolos. Eles escreveram cartas e tratados para instruir, exortar e defender a fé cristã dos falsos ensinos e das heresias que começaram a aparecer. Eles também deram testemunho de fidelidade e coragem diante das perseguições que se intensificaram no início do segundo século.

O ano 120 d.C. é considerado o fim da era apostólica e o início da era patrística, que se estende até o século V. Nessa época, a igreja se organizou em termos de doutrina, estrutura e liturgia, e enfrentou novos desafios internos e externos. Mas isso é assunto para outro post!

Espero que vocês tenham gostado dessa breve introdução à história da igreja primitiva. Eu recomendo que vocês leiam as fontes primárias desse período, como os escritos dos pais apostólicos e os documentos do Novo Testamento. Eles são ricos em ensinamentos e inspiração para a nossa caminhada cristã. Até a próxima!

Izaias Meira é esposo da Elzeni Silva e pai da Emily vitória e Thiago Vitor. Serve como pastor na Assembleia de Deus Ministério Fama. Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade das Américas  (FAM) e em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Paraná (IBADEP).  pós-graduação  em Docência do Ensino Superior e Teologia e  Pisicologia Social pela Faculdade de Minas (FACUMINAS). Atua como professor na Faculdade Assembleiana do Brasil (FASSEB).(C.O EAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha