postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

19/06/2023

IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE NA VIDA DOS FILHOS.




A paternidade é um dom de Deus e uma grande responsabilidade para os homens que são pais. Ser pai não é apenas gerar filhos, mas cuidar deles, educá-los, amá-los e orientá-los nos caminhos do Senhor. A Bíblia nos ensina que a paternidade tem um impacto profundo na vida dos filhos, tanto para o bem como para o mal. Por isso, os pais devem buscar o modelo de Deus, que é o Pai perfeito, e seguir seus mandamentos e princípios para exercerem uma paternidade saudável e abençoadora.

Neste texto, vamos refletir sobre alguns aspectos importantes da paternidade segundo a Bíblia:

**1. O amor do pai pelos filhos**

O amor é um aspecto importante da paternidade. Em João 3:16, lemos que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito. O amor de um pai pelos seus filhos é um reflexo do amor de Deus por nós. Os pais devem demonstrar seu amor pelos filhos de forma prática, não apenas com palavras, mas' com atitudes. O amor do pai pelos filhos envolve:

- Prover as necessidades materiais, emocionais e espirituais dos filhos (1 Tm 5:8; Sl 103:13).

- Proteger os filhos dos perigos e das más influências do mundo (Sl 127:3-5; Pv 29:15).

- Corrigir os filhos com disciplina e sabedoria, sem provocá-los à ira ou ao desânimo (Pv 13:24; Ef 6:4; Cl 3:21).

- Abençoar os filhos com palavras de encorajamento, elogio e orientação (Gn 27:27-29; 49:1-28; Hb 11:20-21).

- Expressar afeto e carinho pelos filhos, com abraços, beijos e gestos de ternura (Lc 15:20; Mc 10:16).

Alguns versículos bíblicos que falam sobre o amor do pai pelos filhos são:

- "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem." (Sl 103:13)

- "O pai do justo se alegrará muito; quem gera um sábio nele se regozijará." (Pv 23:24)

- "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16)

- "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conheceu a ele." (1 Jo 3:1)

- "Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão." (Sl 127:3)

**2. O exemplo do pai para os filhos**

O exemplo é outro aspecto importante da paternidade. Os filhos tendem a imitar o comportamento dos pais, seja para o bem ou para o mal. Por isso, os pais devem ser modelos de integridade, justiça e santidade para os filhos. O exemplo do pai para os filhos envolve:

- Temer a Deus e obedecer à sua Palavra (Sl 128:1; Pv 14:26).

- Honrar a esposa e respeitar o casamento (Ef 5:25-33; Ml 2:14-16).

- Servir à igreja e ao próximo com amor e dedicação (1 Tm 3:1-13; Gl 6:10).

- Trabalhar honestamente e administrar bem os recursos (2 Ts 3:10-12; 1 Tm 6:17-19).

- Cultivar hábitos saudáveis e evitar vícios e pecados (1 Co 6:19-20; Gl 5:19-21).

Alguns versículos bíblicos que falam sobre o exemplo do pai para os filhos são:

- "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos." (Sl 128:1)

- "No temor do Senhor, há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos." (Pv 14:26)

- "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela." (Ef 5:25)

- "Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia." (1 Tm 3:1-4)

- "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Co 6:19-20)

**3. A instrução do pai aos filhos**

A instrução é mais um aspecto importante da paternidade. Os pais têm o dever de ensinar aos filhos os caminhos de Deus e os valores do reino de Deus. A instrução do pai aos filhos envolve:

- Ler a Bíblia com os filhos e explicar-lhes o seu significado (Dt 6:6-9; Sl 78:1-8).

- Orar com os filhos e por eles, intercedendo por suas necessidades e desafios (Jó 1:5; Mt 7:7-11).

- Levar os filhos à igreja e incentivá-los a participar das atividades cristãs (Sl 122:1; Hb 10:24-25).

- Contar aos filhos as obras de Deus na história e na vida pessoal (Sl 145:4; Jo 21:24-25).

- Aconselhar os filhos nas diversas situações da vida, com base na sabedoria divina (Pv 1:8-9; 4:1-9).

Alguns versículos bíblicos que falam sobre a instrução do pai aos filhos são:

- "E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te." (Dt 6:6-7)

- "E orava Jó pelos seus filhos e oferecia holocaustos por eles ao número de todos. Porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente." (Jó 1:5)

- "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor." (Sl 122:1)

- "Uma geração louvará as tuas obras à outra geração e anunciará as tuas proezas." (Sl 145:4)

- "Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes o ensinamento de tua mãe." (Pv 1:8)

Conclusão

A paternidade é um dom de Deus e uma grande responsabilidade para os homens que são pais. A Bíblia nos mostra que a paternidade tem um impacto profundo na vida dos filhos, tanto para o bem como para o mal. Por isso, os pais devem buscar o modelo de Deus, que é o Pai perfeito, e seguir seus mandamentos e princípios para exercerem uma paternidade saudável e abençoadora. Que Deus abençoe os pais e os filhos, e que haja harmonia, amor e paz nas famílias cristãs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha