postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

29/06/2023

Como o significado das coisas muda com o tempo?

 


Você já se perguntou como o significado das coisas muda com o tempo? Como as palavras, os símbolos, as ideias e os valores que usamos hoje podem ter sido diferentes no passado ou podem ser diferentes no futuro? Neste post, vamos explorar alguns exemplos de como o significado das coisas muda com o tempo e quais são os fatores que influenciam essas mudanças.

O significado das coisas é uma construção social e cultural, ou seja, depende do contexto histórico, geográfico, político, econômico e cultural em que as coisas são produzidas, consumidas e interpretadas. O significado das coisas também é dinâmico e relativo, ou seja, pode variar de acordo com a perspectiva, a intenção e a experiência de quem as usa ou as observa. Por isso, o significado das coisas não é fixo nem universal, mas sim mutável e diverso.

Um exemplo de como o significado das coisas muda com o tempo é o caso da suástica. A suástica é um símbolo milenar que representa a rotação do sol, a harmonia, a prosperidade e a sorte em diversas culturas, como a hindu, a budista, a jainista e a nativo-americana. No entanto, no século XX, a suástica foi adotada pelo nazismo como um emblema de sua ideologia racista e genocida. Desde então, a suástica passou a ter um significado negativo e ofensivo para muitas pessoas, especialmente para as vítimas do Holocausto e seus descendentes. Assim, o mesmo símbolo pode ter significados opostos dependendo do tempo e do lugar em que é usado.

Outro exemplo de como o significado das coisas muda com o tempo é o caso da palavra "gay". A palavra "gay" originalmente significava "alegre" ou "feliz" em inglês. No entanto, no século XX, a palavra "gay" passou a ser usada como um termo pejorativo para se referir aos homossexuais masculinos. Posteriormente, a palavra "gay" foi ressignificada pelos próprios homossexuais como uma forma de auto-identificação e orgulho. Hoje em dia, a palavra "gay" também pode ser usada como um adjetivo para descrever algo relacionado à cultura LGBT+ ou como um substantivo para se referir a qualquer pessoa que não seja heterossexual. Assim, a mesma palavra pode ter significados diferentes dependendo do tempo e do contexto em que é usada.

Um terceiro exemplo de como o significado das coisas muda com o tempo é o caso da cor rosa. A cor rosa atualmente é associada ao feminino, ao delicado, ao romântico e ao infantil. No entanto, no século XIX, a cor rosa era considerada uma cor masculina, por ser uma variação do vermelho, que simbolizava força, poder e guerra. Já a cor azul era considerada uma cor feminina, por ser uma variação do branco, que simbolizava pureza, inocência e religiosidade. Foi somente no século XX que houve uma inversão desses significados, por influência da indústria da moda e da publicidade. Assim, a mesma cor pode ter significados distintos dependendo do tempo e da cultura em que é usada.

Esses exemplos mostram que o significado das coisas muda com o tempo por diversos motivos, como as transformações históricas, sociais, culturais e linguísticas que ocorrem na sociedade. O significado das coisas também pode mudar por causa da criatividade, da resistência, da contestação ou da reivindicação dos indivíduos e dos grupos que usam as coisas para se expressar ou se comunicar. Por isso, é importante estar atento às mudanças de significado das coisas e respeitar as diferentes formas de interpretá-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha