postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

08/06/2023

A chamada de Noé foi um ato de graça e misericórdia de Deus .

Noé foi um dos personagens mais importantes da Bíblia, pois ele foi o único homem justo e íntegro que Deus encontrou em meio a uma geração perversa e violenta. Por causa da sua fé e obediência, Noé recebeu uma chamada especial de Deus: construir uma arca para salvar a sua família e os animais do dilúvio que viria sobre a terra.

A chamada de Noé se deu quando ele tinha 480 anos de idade, segundo Gênesis 6:3. Deus revelou a Noé que iria destruir toda a humanidade por causa da sua maldade, mas que ele havia achado graça aos seus olhos. Então, Deus deu a Noé as instruções detalhadas sobre como fazer a arca, que deveria ter 300 côvados de comprimento, 50 côvados de largura e 30 côvados de altura (Gênesis 6:14-16). A arca deveria ter três andares, uma porta lateral e uma janela no topo. Além disso, Noé deveria revestir a arca com betume por dentro e por fora, para torná-la impermeável.

Noé aceitou a chamada de Deus e começou a construir a arca com a ajuda dos seus filhos: Sem, Cam e Jafé. Ele também pregou aos seus contemporâneos sobre o juízo de Deus que viria, mas ninguém se arrependeu dos seus pecados nem quis entrar na arca (2 Pedro 2:5). Noé levou 120 anos para terminar a arca, tempo suficiente para que as pessoas se voltassem para-Deus, mas elas preferiram ignorar o aviso divino (Gênesis 6:3).

Quando a arca ficou pronta, Deus ordenou que Noé entrasse nela com a sua família e levasse um casal de cada espécie de animal impuro e sete casais de cada espécie de animal puro, além de aves e alimentos (Gênesis 7:1-3). Depois que Noé fez tudo conforme Deus lhe ordenara, o Senhor fechou a porta da arca por fora (Gênesis 7:16). Então, começou a chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e as águas cobriram todos os montes mais altos debaixo do céu (Gênesis 7:17-20). Todos os seres vivos que havia na terra morreram, exceto os que estavam na arca com Noé (Gênesis 7:21-23).

Noé permaneceu na arca por um ano e dez dias, até que as águas baixassem e a terra secasse (Gênesis 8:14). Durante esse tempo, Noé enviou um corvo e uma pomba para verificar se havia terra seca (Gênesis 8:6-12). Quando a pomba voltou com uma folha de oliveira no bico, Noé entendeu que as águas tinham diminuído (Gênesis 8:11). Finalmente, Deus disse a Noé que saísse da arca com a sua família e os animais, e que se multiplicassem sobre a terra (Gênesis 8:15-17).

Noé saiu da arca e ofereceu um sacrifício de animais puros a Deus, em sinal de gratidão e adoração (Gênesis 8:20). Deus ficou satisfeito com o sacrifício de Noé e fez uma aliança com ele e com toda a criação, prometendo que nunca mais destruiria a terra com um dilúvio (Gênesis 9:8-17). Como sinal dessa aliança, Deus colocou o arco-íris no céu, para que sempre que aparecesse nas nuvens, ele se lembrasse da sua promessa (Gênesis 9:13-15).

A chamada de Noé foi um ato de graça e misericórdia de Deus para com ele e sua família, mas também uma grande responsabilidade. Noé teve que confiar em Deus mesmo quando tudo parecia impossível e absurdo aos olhos humanos. Ele teve que perseverar na obediência mesmo quando ninguém mais o apoiava ou acreditava nele. Ele teve que testemunhar da justiça e da santidade de Deus mesmo quando estava cercado pela impiedade e pela corrupção. Por isso, Noé é um exemplo de fé, obediência e fidelidade para todos nós.

pr. izaias Meira 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha