postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

30/07/2014

QUEM FOI BENEDITO DA SILVA?

Dentre os nomes que mais se destacaram entre os líderes religiosos da cidade de Cáceres – MT está o nome Benedito da Silva. Mas quem foi esse homem, e o que ele fez para alcançar tamanho destaque e qual é a sua história?

Há dez anos tenho destinado boa parte de meu tempo para pesquisar e interpretar a história desse grande homem. Isto porque estou convicto de que sua história é rica e uma fonte de exemplos para todos. Sendo assim, sua história fez dele um dos maiores homens matogrossenses que fizeram história no interior do estado deixando marcas indeléveis na espiritualidade do povo.
Benedito da Silva tem seu nome ligado à chegada em Cáceres da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - a propagadora do movimento pentecostal desde o ano de 1910. Em terras de Albuquerque (o fundador de Cáceres) a igreja da chama pentecostal foi fundada em 18 de Fevereiro de 1952, com sua sede localizada no salão alugado na Rua General Osório nº 13, no centro da cidade.
A igreja teve seus trabalhos iniciados no final do ano de 1951 com o irmão Joaquim Claro da Silva e sua família. O primeiro pastor pentecostal, genuinamente matogrossense a pregar em solo cacerense que Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará, foi o Pastor Benedito da Silva. Seu trabalho espiritual obteve reconhecimento nacional em 1953 no jornal "O Mensageiro da Paz". Desta forma, pelo seu esforço no trabalho espiritual Pastor Benedito levou o nome da cidade de Cáceres pela primeira vez para a história das Assembleias de Deus no Brasil e no mundo. Naquela época, a cidade de Cáceres foi pontuada como mais um marco do avanço do evangelho pentecostal no Brasil.
A paixão pelas almas, a evangelização, o aconselhamento, o cuidado com as pessoas e a construção de templos para abrigar os crentes em Cristo, fizeram dele um grande homem cacerense. Sua notoriedade e respeito estão em ser reconhecido como cidadão cacerense. As autoridades municipais cacerenses sempre citaram seu nome e o reconheceram como um homem de muita fé e de um conceito ilibado no meio social.
Sua liderança estendeu-se a nível nacional quando se tornou presidente do Conselho Regional da CGADB no Centro-Oeste. Por muitos anos foi membro da Mesa Diretora da Convenção Estadual - COMADEMAT. A grandiosidade do Pastor Benedito da Silva não consistia apenas nos títulos dos quais era detentor, mas também na espiritualidade que ele possuía.
Quanto à sua pessoa posso dizer que sua comunhão com o Senhor era tão grande que quando eu me aproximava dele sentia uma certa reverência e um certo temor em meu coração. Desde que o conheci na década de 70 assim foi. Minhas palavras eram calculadas antes de falar para não errar diante dele. Estar perto dele era como se estivesse perto dos grandes homens de Deus como Moisés, Paulo, entre outros. Recordo-me do dia em que o Pastor José Welington Bezerra da Costa disse a respeito de sua pessoa: “O saudoso Pastor Benedito da Silva vivia na terra com o coração no céu”.
Nascido em Cuiabá, no dia 29 de Maio de 1928, o menino Benedito da Silva estudou na Escola Mestre Gaetas e na sua juventude tornou-se ourives. Converteu-se ao evangelho aos dezenove anos de idade e aos 23 casou-se com a jovem Tereza Eduviges. Após sua conversão recebeu de Deus o dom da Palavra e tornou-se um ardoroso pregador dotado de grande sabedoria, eloquência e autoridade de Deus. A igreja logo reconheceu nele uma grande liderança espiritual, porém ele não faria o trabalho do Senhor ali naquela cidade, Deus o preparou para alcançar as almas na região da fronteira do Brasil com a Bolívia.
O dia 8 de Junho de 1952 é um marco muito importante na história da igreja cacerense, pois foi o dia em que ladeado de sua esposa Tereza Eduviges de Jesus Silva, Pastor Benedito deixou a capital do estado para dar início a uma grande obra – a expansão da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Cáceres e toda a região. Muitas frentes de trabalho foram abertas na região pelo denodado e incansável trabalho do pastor e sua esposa. Mirassol D'Oeste, Quatro Marcos, Araputanga, Indiavaí, Figueirópolis, Jauru, Reserva do Cabaçal, Pontes e Lacerda, Vila Bela, Comodoro, Rio Branco, Salto do Céu, Lambarí D´Oeste, entre outros, são municípios em que se estabeleceram templos das Assembleias de Deus. Posso dizer que o Pastor Benedito da Silva foi o grande apóstolo do evangelho de Cristo no sudoeste matogrossense. Assim, milhares de almas foram salvas e edificadas através de suas pregações inflamadas com o poder do Espírito Santo de Deus. Sua alma estava sempre imersa neste poder que seu desejo era sair pregando em busca das almas para Cristo mesmo quando seu corpo enfermo o impedia de andar.
9 de Outubro de 1999 é também uma data significativa para a Igreja Assembleia de Deus em Cáceres pois foi o dia em que a alma desse grande homem de Deus deixou o solo de Albuquerque para se unir ao Senhor Deus do qual testificou com grande fé e autoridade por todos os dias de sua vida.
Pastor Benedito da Silva foi um homem que exerceu ao longo de quase meio século um abundante e profícuo ministério espiritual ao povo de Deus. Povo que ele amou e se dedicou até o fim de sua vida deixando um grande legado espiritual. Ele soube com muita prudência e maestria defender dos mais variados ataques o rebanho do Senhor, tanto nesta cidade como em toda a região. Soube arquitetar o que seria o futuro desta igreja deixando uma liderança sólida composta de pastores e obreiros que, seguindo seus ensinos, mantém as igrejas em crescimento. Dentre os homens que aprenderam com ele está o Pastor Valentim Balbino de Souza que o sucedeu.
Neste ano (2012) contamos no dia oito do mês de junho os 60 anos de pentecostalismo em Cáceres. Sigamos o exemplo desse grande homem e que o Senhor continue nos abençoando até ao fim.
fonte izaquebarbosa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha