Páginas

"Durma com ideias, acorde com atitude!"

DEVO APRENDER A COMO INTERPRETAR A BÍBLIA?



A hermenêutica é a arte e ciência da interpretação; a hermenêutica bíblica é a arte e ciência da interpretação da Bíblia. Na época da Reforma, debates sobre interpretação ocuparam um papel enormemente importante. Estes foram debates sobre “interpretação”, não apenas sobre “interpretações”. Em outras palavras, os reformadores discordavam de seus oponentes não apenas sobre o que esta ou aquela passagem significava, mas também sobre a natureza da interpretação, o lugar da autoridade na interpretação, o papel da igreja, do Espírito na interpretação, e muito mais.

Quem Não É Contra Nós É Por Nós




Haveria contradição nos provérbios de Jesus? Será que Jesus se enganou? Veja os seguintes textos: "Pois quem não é contra nós, é por nós" (Marcos 9.40; Lucas 9.50); "Quem não é por mim é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha" (Mateus 12.30; Lucas 11.23).

Da mesma forma que Esdras dedicou seu coração para estudar a Torá




Da mesma forma que Esdras dedicou seu coração para estudar a Torá (Esdras 7:10) e Jesus escutava os rabinos no Templo (Lucas 2:46), nós queremos aprofundar nosso entendimento das Escrituras e analisar as conclusões de estudiosos do nosso dia. A busca nunca termina. Afinal, não há quem possa sondar por completo a profundidade da Palavra de Deus. 

Nesta área apresentamos estudos que podem tomar a forma de uma exegese de um perícope, ou uma reflexão teológica sobre um tema bíblico. O leitor encontrará até estudos de determinadas palavras-chaves. O propósito é apresentar material que analise as conclusões de peritos atuais, mas que também seja fundamentado sempre no melhor intérprete das Escrituras - a própria Escritura.
"Quando nós nos encontramos deficientes em sabedoria, não é porque a Palavra de Deus está faltando algumas páginas, mas, porque nós ainda não vimos tudo que há nas páginas que já temos. Não é outro livro que precisamos, mas, mais atenção ao livro que já temos; não é mais conhecimento que requeremos, mas, visão para enxergar o que já temos revelado em Jesus Cristo." - Eugene Peterson "Praying With the Psalms" ("Orando com os Salmos")

A Necessidade de Interpretação



Com certa freqüência encontramos com alguém que diz com muito fervor: "Você não precisa interpretar a Bíblia; leia-a, apenas, e faça o que ela diz." Usualmente, semelhante observação reflete o protesto contra o "profissional", o estudioso, o pastor, o catedrático ou o professor da Escola Dominical que, por meio de "interpretar," parece estar tirando a Bíblia do homem ou da mulher comum. É sua maneira de dizer que a Bíblia não é um livro obscuro. "Afinal das contas," argumenta-se, "qualquer pessoa com metade de um cérebro pode lê-la e entendê-la. O problema com um número demasiado de pregadores e professores é que cavam tanto que tendem a enlamear as águas. O que era claro para nós quando a lemos já não é mais tão claro."