postagem.

visitas .

"Não basta fazer coisas boas. É preciso fazê-las bem.!"

15/01/2011

Jesus e as tempestades



No Salvador Jesus, o Deus que veio morar na terra para socorrer a humanidade caros irmãos e irmãs na fé.

O evangelho do Domingo fala de uma tempestade que colheu a Jesus e seus discípulos no mar da Galiléia. Na última semana uma grande região de nosso estado foi arrasada por um forte vendaval. Logo as pessoas perguntaram: Qual é a melhor prevenção contra temporais? Qual é o procedimento adequado para quem se encontra no meio de um temporal? E não existem apenas os temporais da natureza, também há os temporais da vida, as dificuldades, as tentações, as lutas pela sobrevivência de alma que igualmente são terríveis. Como proceder então?

O evangelho registra o procedimento dos discípulos e a correção do mestre como adequados ao caso, dai a importância de nossa reflexão.

Do Evangelho destacamos os seguintes momentos:

1º Jesus está dormindo no barco dos discípulos! Nada de especial neste fato. Jesus, além de verdadeiro Deus, também era verdadeiro homem o qual após um dia de intensa atividade merecia descanso. No entanto, o quadro é ilustrativo. O Jesus que dorme, não oferece proteção aos discípulos. E com certeza há muitos barcos na vida, barcos de vida dentro dos quais Jesus dorme. São aqueles Cristãos que não adoram Jesus, que o deixam dormir, não pedem seu perdão, nem ajuda para vida.

No segundo momento:

2º Os discípulos acordam a Jesus! Os discípulos não conseguem aceitar a idéia de morrer com Jesus no barco! Está idéia precisa crescer em meu e teu barco. Porque deixar que as tempestades da vida nos arrase, se Jesus está conosco, se Jesus é o Deus todo poderoso, se Jesus é o nosso amigo, se Jesus nos deu a escolha: "Pedi o dar-se-vos-á." E fez a promessa: -"Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração." Os discípulos não foram inconvenientes ao acordar a Jesus de seu sono. Eles fizeram aquilo que Jesus ensinou.

Nós somos os detentores das mesmas promessas, portanto: Peçamos a ajuda do Mestre quando as tempestades da vida ameaçam o nosso barco.

O terceiro momento de destaque no evangelho é:

3º Jesus deu uma ordem e o mar ficou quieto!

Este poder de Jesus surpreendeu os discípulos. A natureza, as gigantescas ondas do mar, obedecem a Jesus. Também as grandes ondas, causadas pelo pecado, no mar de nossa vida, desaparecem, ficam quietas quando Jesus diz: "Tem bom ânimo filho, os teus pecados estão perdoados." Jesus provou ter este poder, quando as autoridades do povo judeu duvidaram dele, e mandando que o paralítico se levantasse e carregasse a sua cama para casa. Não há duvida: "O sangue de Jesus, o Filho de Deus, nos purifica de todo pecado." Por maiores que sejam os pecados, o amor de Jesus é maior. O diabo precisa ir embora e volta a paz, a quietude ao coração. Vale a pena ter Jesus no barco da Vida. Vale a pena chamar a Jesus por socorro.

O quarto momento de destaque no santo Evangelho é:

4º - A lição de tempestade. Porque tanto medo? Porque a falta de fé?Medo é um sentimento muito ruim! Medo é causado pela falta de fé! Medo é sinônimo de insegurança! Medo é ausência de Deus, de Jesus, no barco da Vida. Os discípulos estavam com Jesus, o seu medo não tinha razão de ser. Nós temos a Jesus, fomos batizados em seu nome. Nós cremos no seu Evangelho que garante perdão que garante a vida eterna, que abre as portas do céu. E assim mesmo temos medo. Medo de morrer! Medo de Deus! Medo do futuro! Medo de coisas pequenas e de grandes. Jesus perguntou aos discípulos sobre a razão de seu medo. Jesus pergunta a mim e a você sobre a razão de nosso medo. Porque medo, se Jesus está comigo?

Certamente falta refletir sobre o último ponto da mensagem do Evangelho, a saber.

5º Quem é este homem? Quem é Jesus Cristo? Os discípulos conviveram com o Jesus feito homem e tinham dificuldades para perceber sua divindade. Nós cremos em Jesus, como verdadeiro Deus, mas temos dificuldades para crer no amor perfeito de Deus que quer salvar e não castigar, temos dificuldades em crer que ele ouve e atende as nossas orações.

E tudo isto porque conhecemos muito pouco aquele que diz: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso." Tudo isto porque ainda não assimilamos as consoladoras promessas de Jesus, o qual diz: "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas ovelhas" e ainda "Eu lhes dou a vida eterna" e "Ninguém pode arrancá-las de minha mão". E se Jesus nos ama tanto assim, vamos nós amá-lo também, vamos pedir a Jesus que dirija o barco de nossa vida. Dirigidos por Jesus, protegidos por seu poder nada poderá separar-nos de Deus. Esta é a maior segurança no meio as tempestades da vida. Amém.

Pastor Ailton Muller - Ijuí - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha