Páginas

"Durma com ideias, acorde com atitude!"

O TRIBUNAL DE CRISTO

 

texto:
2 Coríntios 5.10

Deus estabeleceu um dia em que há de julgar todas as coisas

"Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo" 2Co 5.10

Deus estabeleceu um dia em que há de julgar todas as coisas, até as mais íntimas, as mais ocultas, serão reveladas; "porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" At 17.31. 

Chamamos a vossa atenção para a seriedade deste julgamento. "Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. 

Tribulação e angustia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas" Rm 2.6-11.

"Importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo (físico)" 2Co 5.10. No dia do juízo, todos os que praticaram o mal por meio do corpo (físico), tais como: "os injustos, os impuros, os idólatras, os adúlteros, os efeminados, os sodomitas, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os maldizentes, os roubadores" 1Co 6.9-10, os falsos mestres, os falsos profetas, os que se "desviaram da verdade" 2Tm 2.18, os que "caíram da fé" Hb 6.4-6, os que "deturparam as escrituras" 2Pe 3.16 e aqueles que "não permaneceram na videira" Jo 15.6; todos estes serão postos de pé, julgados e condenados. "Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo suas obras, conforme se achava escrito nos livros" Ap 20.12.

Os que fizeram o bem por meio do corpo físico são aqueles que dedicaram todo seu ser a Deus, todas as coisas no seu cotidiano, quer no trabalho, quer em casa, quer na família, quer estiveram reunidos em nome do Senhor, suas decisões, contudo, eram sempre buscando Cl 3.1, entesourando Mt 6.20 e vivendo para as coisas lá do alto, onde Cristo vive. Estes souberam genuinamente o que é "amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento, e de toda a tua força" Mc 12.30, pois souberam o valor desta pérola.

Vemos em Atos 24.15 o relato da ressurreição dos justos como a dos injustos, e no capítulo vinte de Apocalipse, a explicação de como isto ocorrerá. 

Nos versículos cinco e seis de Apocalipse vinte vemos a primeira ressurreição que é para os justos, sobre os quais a segunda morte não terá autoridade, pois, estes, receberão um corpo de glória e reinarão com Cristo os mil anos e pelos séculos dos séculos. Os injustos ressuscitarão após os mil anos, sendo esta, a segunda ressurreição, porém, estes, não receberão o corpo de glória. Portanto, todos os que não ressuscitarem na primeira ressurreição, serão lançados para dentro do lago de fogo, que é a segunda morte, a qual terá autoridade eterna sobre estes. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Deus sendo justo e fiel cumprirá Sua palavra, e sendo Ele o juiz, poupará os justos do dia do juízo; "não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" Jo 5.24. E, nos versículos vinte e oito e vinte e nove ainda de João cinco, vemos que todos os que se acham nos túmulos, ouvirão a voz do Senhor Jesus e sairão: os que tiveram feito o bem por meio do corpo físico, para a ressurreição da vida, (primeira ressurreição); e após os mil anos do reinado de Cristo, os que tiverem praticado o mal por meio do corpo físico, para a ressurreição do juízo, (segunda ressurreição).

Observamos na primeira epístola de Pedro capítulo quatro, o apóstolo Pedro relatando sobre o fogo ardente que surge no meio daqueles que tem fé em Deus e em Jesus Cristo. Pedro relata que este fogo é para provar os da fé, e é para os da fé se alegrarem na medida em que são co-participantes do sofrimento de Cristo. O apóstolo relata que é hoje a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus, e chama a atenção que é com dificuldade que o justo é salvo. Portanto, onde vai comparecer o injusto que não obedece ao evangelho de Deus?

Todos os que "obedecem ao Senhor Jesus" Hb 5.9 e que perseverarem até o fim, alcançarão à "promessa da vida eterna" Hb 10.36. Ao ressoar da última trombeta, ela soará e num momento, num abrir e fechar d´olhos, os mortos em Cristo Jesus ressuscitarão incorruptíveis, (sendo esta a mesma "primeira ressurreição" de Ap 20.5 e a mesma "ressurreição para a vida" de Jo 5.29, já citados acima), e os vivos serão transformados 1Co 15.52.

Rogamos a todos, que o nosso proceder, hoje, seja em "encomendar a nossa alma ao fiel Criador, na prática do bem" 1Pe 3.19, ou seja, em obedecer ao evangelho de Deus, "buscando e pensando nas coisas lá do alto" Cl 3.1-2, que é "glória, honra e incorruptibilidade" Rm 2.7.

fonte: http://www.sfnet.com.br/~walter.pacheco/2corintios5.htm
Fabio Azevedo e Joselito Amorim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
M. Rocha